As mudanças tecnológicas acontecem em um ritmo cada vez mais acelerado e são inevitáveis, e nem sempre é fácil acompanhar tudo isso. Nesse cenário, muitas pequenas e médias empresas estão com dúvidas sobre como a transformação digital impactará nos negócios.

As novas tecnologias proporcionam novas relações de consumo, mudanças no relacionamento com o consumidor e outros impactos. Tudo isso acaba influenciando em um dos aspectos mais importantes das companhias: as vendas. Afinal de contas, sem elas não há receitas e, consequentemente, fica difícil manter uma organização funcionando.

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos os principais impactos das mudanças tecnológicas nos setores de vendas e marketing das companhias. Acompanhe!

Redução de processos manuais

Primeiramente, as novas tecnologias vão proporcionar a substituição de ferramentas manuais por novos equipamentos nas empresas de vários portes e segmentos de mercados diferentes. Isso aumentará a produtividade dos funcionários e ajudará as empresas a reduzir gastos em diversas atividades cotidianas do negócio.

Mais produtividade da equipe

Como destacado anteriormente neste post, a transformação digital ajudará os funcionários da sua empresa a otimizarem a produtividade. Eles não precisarão se preocupar com tarefas burocráticas e poderão se concentrar nas principais atividades do seu negócio. Tudo isso faz com que os colaboradores produzam mais em menos tempo.

Outra consequência disso é a redução de gastos e recursos das companhias. Primeiramente, isso acontece porque as empresas de pequeno e médio porte poderão trabalhar com equipes mais enxutas. Além disso, não será necessário destinar um grande espaço físico para o armazenamento de notas fiscais, montar várias planilhas com a intenção de controlar as contas a pagar e receber, entre outras atividades burocráticas.

Automação de tarefas

Outra mudança proporcionada pelas novas tecnologias diz respeito à maneira como as tarefas são feitas e organizadas. Com as novas ferramentas, as empresas têm a oportunidade de automatizar diferentes procedimentos e garantir agilidade sem precisar fazer grandes investimentos.

Os sistemas de automação de tarefas são direcionados às necessidades das empresas. Com eles é possível ganhar mais agilidade, eficiência nas operações e otimização de tempo.

Na área de vendas, por exemplo, é possível saber o número de produtos vendidos em determinado período, e por meio desse conhecimento as empresas podem elaborar estratégias sobre os consumidores, disponibilizando melhores produtos ou serviços aos clientes. Os dados são obtidos por meio de relatórios fornecidos pelo sistema.

A automação ajuda as organizações a reduzirem os erros e ainda permite que os funcionários sejam direcionados a setores importantes e estratégicos do negócio. Essas ferramentas, portanto, ajudam a garantir agilidade em toda a operação da empresa e impactam positivamente nos resultados das vendas da companhia.

Automação de marketing

Outra tendência bastante presente nesse cenário de transformação digital diz respeito à automação no marketing. Nesse sentido, diferentes áreas do marketing digital (como o de conteúdo, redes sociais, SEO etc.) têm ganhado espaço e sendo cada vez mais utilizadas pelas organizações.

A principal lógica por trás das estratégias atuais é a produção de conteúdos de interesse por parte do público-alvo, com o objetivo de informá-lo ou educá-lo em relação a determinado assunto. Nessa situação, a venda torna-se secundária, ou seja, uma consequência do processo de construção de confiança e de uma imagem positiva feito anteriormente.

Para que essa estratégia funcione, é preciso considerar o perfil da organização e do seu público (definido com base nos clientes atuais da empresa). A partir dessas informações podem ser produzidos posts para o blog da companhia, e-books, vídeos, conteúdos para as redes sociais, entre outras ações.

No geral, essa estratégia de marketing é uma ótima chance de colocar a sua marca em contato mais próximo com os clientes. Essa relação, porém, não pode ser utilizada com o intuito de vender um produto ou serviço, mas para fornecer uma informação relevante ao consumidor.

Experiência do cliente

Outro ponto que será explorado faz referência à experiência do cliente. Com as informações obtidas em relação às preferências e comportamentos dos consumidores fica mais fácil identificar os interesses deles, disponibilizando um melhor produto ou serviço aos compradores.

A experiência do cliente será uma das principais vantagens das empresas, podendo até ultrapassar o preço ou o próprio produto. As companhias que se preocupam com esse aspecto interagem de maneira adequada com as pessoas (seja no meio off ou online) e oferecem um bom atendimento ao consumidor. Dessa forma, aumenta-se as chances de a pessoa ter uma imagem positiva da sua marca, voltando a comprar dela.

Jornada do consumidor

Trata-se de uma das principais mudanças proporcionadas pelas novas tecnologias. Atualmente os clientes contam com diversas ferramentas, e elas ajudam com as pesquisas de diversas maneiras. Entre algumas possibilidades estão as redes sociais, o site e o blog da empresa, além do Reclame Aqui (site em que os clientes expõem as suas reclamações) e de outras opções.

Essa variedade de canais também tem relação com o meio que a pessoa conhece o produto — redes sociais, influenciadores digitais, e-mail marketing, entre outros. Após ter contato com uma mercadoria, o consumidor provavelmente vai pesquisar a seu respeito se tiver interesse no produto.

Os clientes, portanto, têm uma grande disponibilidade de informações. Isso garante que eles tenham acesso a informações completas sobre um produto e/ou serviço, sobre a empresa que o oferece e sobre a reputação da marca. Diante da situação, as companhias precisam estar presentes nos canais online, pois as pessoas buscam informações sobre elas justamente na internet antes de fazerem as compras.

As mudanças proporcionadas pelas novas tecnologias geram impactos em diferentes atividades das pequenas e médias empresas. As ferramentas ajudam a diminuir os trabalhos manuais e a aumentar a automação de diferentes tarefas. Além disso, as transformações impactam diretamente nas vendas.

As companhias precisam pensar na experiência do cliente e na jornada do consumidor. Dessa maneira, elas conseguirão reter clientes e, consequentemente, vender mais.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Está com alguma dúvida sobre como a transformação digital impacta os negócios? Entre já em contato conosco! Estamos dispostos a ajudá-lo a responder às suas perguntas sobre o assunto!