As compras feitas no ambiente virtual podem causar uma certa desconfiança por parte de alguns consumidores. Quando eles chegam na etapa da finalização e definição da forma de pagamento, precisam inserir os dados pessoais ou do cartão de crédito, por exemplo. Por isso, usar uma plataforma de pagamento online garante mais credibilidade e segurança ao negócio.

A escolha de uma ferramenta prática e ágil ajuda sua empresa a aumentar as taxas de conversão e, consequentemente, a não perder o cliente durante o momento da compra. Isso faz muita diferença nos tempos atuais, na medida em que o consumidor está cada vez mais impaciente e consegue variar suas escolhas.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicamos quais são os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma plataforma de pagamento online para sua empresa. Acompanhe a seguir!

Formas de pagamento oferecidas

Sem dúvida alguma, o primeiro ponto que merece atenção é a verificação das formas de pagamento disponibilizadas pelo sistema. Quanto mais alternativas disponíveis, melhor será para sua empresa, pois ela não vai perder oportunidades de venda se a pessoa não puder utilizar um determinado meio de pagamento, como o cartão de crédito (em algumas situações ele pode estar expirado ou o cliente pode ter usado o limite do mês, por exemplo).

Nesse sentido, além dos cartões de débito e crédito (e as bandeiras de cada um), é pertinente observar se o sistema permite usar boleto e transferência bancária.

Dependendo do seu perfil de clientes, alguns meios de pagamento podem ser muito importantes e outros supérfluos. Algumas lojas virtuais, por exemplo, trabalham com um público de renda familiar baixa e, por isso, precisam disponibilizar a opção do boleto bancário. Isso porque muitos dos seus potenciais clientes não têm conta em banco nem cartões.

Sistema antifraude

Procure escolher uma plataforma que conte com um sistema que seja capaz analisar riscos e garanta a segurança das operações online, detectando possíveis fraudes e ajudando a minimizar prejuízos iminentes, como os estornos.

Um sistema antifraude é capaz de causar um impacto positivo no cliente e aumentar o grau de credibilidade da sua empresa no mercado. Além disso, a ferramenta fará monitoramento, será capaz de inibir ações invasivas e protegerá o consumidor de maiores transtornos ao usar o cartão de crédito ou cadastrar as informações pessoais. Tudo isso diminui as possibilidades de desistência da compra por parte da pessoa.

Tarifas cobradas

Certamente, os custos merecem atenção nas empresas, principalmente aqueles relacionados a procedimentos burocráticos e operacionais. Essa realidade não é diferente quando se trata de plataformas de pagamento online.

Sobre elas, na maioria das vezes, o percentual de cobrança das tarifas é feito de acordo com o número de transações realizadas e o número total de parcelas. Essa prática costuma ser válida para vendas feitas por meio do cartão de crédito.

Existe ainda um valor fixo cobrado quando as vendas são realizadas via boleto. Nessa situação, a cobrança só é realizada quando o boleto for quitado pelo cliente.

Experiência de outras empresas

Outro ponto que merece atenção diz respeito às experiências vivenciadas por outras companhias em relação à plataforma de pagamento online. Nesse sentido, torna-se bastante relevante levar em consideração esse fator na sua decisão no momento de contratar um serviço intermediador. Procure por cases de sucesso e busque na internet indicações ou percepções que possam fortalecer suas convicções.

Também é fundamental considerar o serviço de suporte oferecido pela ferramenta. Verifique como é o atendimento da empresa, o tempo de resposta dos pedidos, a eficiência da companhia na resolução de problemas, a segurança do consumidor e o conforto que ele sentirá no momento de realizar a compra.

Antecipação de recebíveis

Esse procedimento é bastante simples, porém pode fazer total diferença no momento da escolha de um intermediador. Isso porque as vendas realizadas a prazo podem ser antecipadas, adiantando parte das receitas, favorecendo o giro de capital e o investimento em novos produtos ou serviços e mantendo o negócio aquecido no mercado.

Em uma plataforma inteligente, é possível configurar a antecipação de maneira automática, seja diariamente, seja semanalmente ou mensalmente. Ainda é viável optar pelo modo manual. Nele há a possibilidade de escolher a fatura e o valor que deseja antecipar. Assim os gestores conseguem acompanhar de perto cada pedido. Tudo isso é muito prático, não é mesmo?

Vale ainda destacar que as melhores plataformas no mercado não cobram juros no parcelamento, ou seja, você só precisa pagar uma única vez sobre o valor da transação, independentemente de ela ser parcelada ou não. Caso deseje, é possível realizar a antecipação dos recebíveis e receber todos os valores parcelados de uma só vez, sem nenhuma burocracia.

Reconhecimento do público

Outra questão a ser analisada nesse sentido é a imagem do consumidor em relação à plataforma. Antes de escolher uma, veja como eles percebem e interagem com a ferramenta. A integração da plataforma com o público e a oferta de boas condições de pagamento são muito importantes para sua empresa se posicionar no mercado de maneira eficiente.

Também é relevante contar com um checkout. Esse recurso ajudará a garantir maior transparência e segurança nas transações realizadas na internet. Além disso, o consumidor terá mais conforto para continuar seu processo de compra e finalizá-lo.

Integração com outros sistemas

Muitas vezes, quem gerencia o negócio costuma utilizar várias ferramentas digitais para fazer a gestão empresarial. Entre elas estão sistemas de gestão financeira, emissão de notas fiscais, CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) etc.

Caso o sistema consiga conectar com todos os sistemas por meio das APIs (protocolos da internet que integram sistemas), será possível emitir notas fiscais de maneira automática, atualizar a classificação dos leads no CRM, fazer lançamento no sistema de gestão financeira, entre outras ações. Tudo isso somado ajudará a garantir uma maior produtividade ao seu negócio.

As plataformas de pagamento online precisam ser escolhidas com cautela, e é necessário levar alguns fatores em consideração. Entre eles estão as formas de pagamento disponíveis, a presença de sistema antifraude e a experiência das outras empresas e dos clientes em relação à ferramenta. Se a escolha for bem-feita, os clientes terão mais confiança ao adquirir produtos ou serviços e, consequentemente, isso ajudará a aumentar as vendas no seu negócio.

Está com alguma dúvida sobre como funciona uma plataforma de pagamento online? Conheça mais detalhes sobre a nossa ferramenta e as principais vantagens de utilizá-la agora mesmo!