Com as novas tecnologias e os recentes hábitos de consumo, as empresas estão tendo que se moldar a uma realidade diferente. Nesse contexto, o empoderamento do cliente passa a ser um aspecto bastante relevante.

Quem não se adaptar a isso pode ficar defasado no mercado. Porém, devido à velocidade intensa das mudanças, nem sempre é fácil acompanhá-las. Se este é o caso da sua empresa, não se preocupe!

Continue lendo o post, pois nele explicaremos o significado do termo empoderamento do cliente, abordaremos os novos desafios que os negócios têm enfrentado e falaremos sobre o que as empresas têm feito para superar as adversidades. Acompanhe e saiba mais!

O que significa empoderamento do cliente?

Primeiramente, de acordo com o dicionário, o verbo empoderar faz referência ao ato de adquirir ou dar poder para outras pessoas. Nos últimos anos, na relação entre empresas e consumidores, os clientes vêm ganhando força, na medida em que têm cada vez mais liberdade para escolher marcas e produtos.

Mas qual é a principal causa da mudança nessa relação? A internet proporcionou o surgimento de novos canais de comunicação, e as redes sociais deram voz ao público.

Atualmente, é muito fácil para um usuário fazer uma reclamação sobre um produto e ela se espalhar rapidamente na rede. Dessa forma, muita gente fica sabendo do mau serviço prestado por uma empresa e dificilmente comprará dela.

O contrário também acontece. Várias pessoas usam as redes sociais para fazer elogios, e isso ajuda a melhorar a reputação das companhias. Portanto, nesse novo cenário, os indivíduos ganharam voz e têm maior poder de barganha perante o mercado.

Recorrentemente, algumas organizações têm tido dificuldade para lidar com essa situação. Por outro lado, outras aproveitam esse panorama e trabalham de maneira contínua visando compreender as necessidades e os desejos dos indivíduos.

Elas buscam aumentar o poder de escolha do cliente e disponibilizam vários canais de interação com as pessoas. No fim, o objetivo disso tudo é melhorar a experiência e o atendimento ao consumidor.

Quais são os principais desafios?

Com as mudanças proporcionadas por essa conjuntura, os clientes têm mais acesso a informações sobre um determinado produto ou serviço. Isso faz com que as empresas precisem entregar valor e ter uma melhor relação com os consumidores. Abaixo, abordamos essas questões de forma mais detalhada.

Maior acesso às informações

Na maioria das vezes, antes de fazer uma compra, os consumidores fazem pesquisas sobre os produtos em que estão interessados. Como existem vários canais disponíveis, eles têm cada vez mais acesso às informações.

As possibilidades de pesquisa são infinitas. As pessoas podem, por exemplo, buscar informações nos sites das lojas, procurar por recomendações positivas ou negativas em grupos no Facebook, pesquisar sobre um determinado produto ou serviço no Google ou no YouTube, entre outras.

Necessidade de entregar mais valor

Nessa situação, as empresas precisam transmitir uma boa imagem dos seus produtos ou serviços para conquistar o público. E como elas podem fazer isso? Gerando e entregando mais valor ao consumidor.

Isso pode ser realizado por meio do desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades das pessoas, de um bom atendimento ao consumidor e do oferecimento de experiências únicas quando ele se interessar por fazer uma compra.

Ainda é importante que a empresa tenha uma cultura focada no sucesso do cliente. Esse princípio tem como objetivo gerar bons resultados ao indivíduo que contrata seu produto ou serviço.

Quando isso acontece, a chance de fidelizar o consumidor é maior e muitos deles podem se tornar defensores da sua marca, recomendando-a para outras pessoas. Dessa forma, reduz-se o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), ou seja, o valor gasto para conquistar um novo consumidor.

Engajamento do cliente

Outro ponto importante é desenvolver uma boa relação com o cliente. Uma vez que as pessoas procuram por informações em diferentes locais na internet, passa a ser bastante pertinente que o seu negócio esteja presente em vários canais.

A sua empresa pode ter um site ou blog e estar nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Contudo, vale lembrar que não é necessário estar em todas as opções.

Escolha aquelas que são coerentes com o seu negócio. Por exemplo, para uma companhia do tipo B2B (Business to Business) — ou seja, empresas que vendem para outras empresas —, pode ser crucial estar no LinkedIn, já que esta é uma rede voltada aos negócios.

Por outro lado, o Instagram pode ser útil às empresas de turismo, uma vez que se apresenta como uma mídia destinada a fotos (é possível publicar imagens de pontos turísticos de uma região).

Depois de definir os canais, é fundamental desenvolver ações que gerem engajamento por parte do cliente. Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdo de qualidade e relevante para o seu público e de esclarecimentos rápidos e eficientes no caso das pessoas apresentarem dúvidas.

O que as empresas têm feito para superar os desafios?

Presença em vários canais

As companhias estão presentes e disponibilizam a possibilidade de aquisição de produtos em diferentes canais. Além da loja física, a pessoa pode, por exemplo, conhecer os produtos vendidos pela empresa nas redes sociais e fazer compras no site da companhia.

Outros negócios divulgam promoções nas mídias sociais com o objetivo de gerar engajamento e fazer com que a marca seja mais conhecida no mercado.

Interação entre empresa e consumidor

Muitas empresas têm procurado interagir com o cliente com objetivo de otimizar a estratégia de fidelização. Como isso pode ser feito? Você pode aproveitar as mídias sociais para conversar com os consumidores, fazer comentários relevantes na internet, participar de comunidades ou grupos e resolver eventuais problemas das pessoas.

Tudo isso o ajudará a conhecer melhor o seu público. Esses dados são essenciais para o sucesso do negócio, porque as informações podem ser utilizadas com o objetivo de oferecer produtos ou serviços visando atender os anseios do público.

Especialização

Conhecer detalhadamente os desafios e os fatores que levam ao sucesso com o cliente é indispensável. A partir disso, você posiciona a sua contribuição com objetivo de garantir melhores alternativas para o consumidor.

A especialização em determinados nichos de mercado pode colaborar para que você atinja mais certeiramente as necessidades das pessoas e ofereça um melhor serviço para elas.

Nesse caso, você será um especialista em resolver determinados problemas dos clientes. Isso pode trazer confiança aos indivíduos e, consequentemente, seu negócio ganhará autoridade no mercado.

Como vimos, hoje em dia, os clientes têm mais acesso à informação e estão com mais liberdade para escolher os produtos ou serviços que vão consumir. Nesse cenário, a fim de não ficarem para trás, as empresas precisam se adaptar e oferecer melhores oportunidades.

Ficou interessado em conhecer soluções que vão ajudar sua empresa a lidar melhor com o empoderamento do cliente? Entre em contato conosco hoje mesmo!