Abrir uma loja virtual é uma das soluções mais viáveis a muitos empreendedores, desde os iniciantes até os grandes donos das lojas físicas. No começo, pode parecer fácil — como simplesmente montar um site e esperar as vendas acontecerem.

No entanto, isso não basta para montar um e-commerce de sucesso. A abertura dele exige também várias responsabilidades e uma delas é a gestão financeira. Nesse cenário, o intermediador de pagamento online é uma ferramenta bastante útil.

Está interessado em conhecer mais sobre essa ferramenta? Neste post explicaremos o que é o intermediador online, quais são as vantagens para as empresas e forneceremos dicas que ajudarão você a escolher o melhor produto com segurança. Acompanhe!

O que é um intermediador de pagamento online?

Trata-se de um sistema que oferece a ferramenta online destinada ao processamento de vendas. Dessa maneira, todo o processo é automatizado e os riscos da operação são absorvidos pelo intermediador, como a análise de risco da compra, aprovação de vendas, entre outros.

Após o cliente concluir uma transação na internet, o intermediador é responsável por processar o pagamento, liberar o dinheiro ao vendedor ou ao prestador do serviço e garantir a segurança das informações dos consumidores.

Vale destacar ainda que oferecem diferentes formas de pagamento ao cliente. Entre eles estão o boleto bancário — extremamente útil nas vendas à vista — e o cartão de crédito, que é mais utilizado nas compras parceladas. Na maioria das vezes, a plataforma de pagamento é utilizada por pequenas e médias empresas.

Quais são as vantagens dele para a empresa?

Os intermediadores oferecem vários pontos positivos aos negócios. Muitos deles estão relacionados à diminuição da burocracia, a possibilidade de disponibilizar diferentes tipos de pagamento e maior segurança. Abordaremos detalhadamente sobre esses pontos a seguir.

Redução da burocracia

A primeira vantagem de um intermediador de pagamento online é que o gestor não precisará se preocupar com questões burocráticas no momento de receber os valores devidos.

Isso porque o próprio sistema é incumbido de oferecer diferentes maneiras de pagamento. Dessa maneira, ele gerencia o recebimento por parte do cliente e repassa o valor com os descontos já aplicados às tarifas.

Ao contar com o equipamento, você facilitará a vida do consumidor ao oferecer diferentes maneiras de pagamento. Caso ele queira comprar algo a vista, tem a opção de adquirir o produto via boleto, por exemplo.

Por outro lado, se ele quiser parcelar, existe a alternativa de recorrer ao cartão de crédito. Com a disponibilização de alternativas, as oportunidades de venda para sua empresa aumentam consideravelmente.

Vale destacar ainda que a análise de crédito é feita de forma automática pela plataforma e a transação pode ou não ser liberada — tudo para garantir mais segurança ao empresário e aumentar a produtividade das empresas. Isso porque será possível se concentrar nos pontos mais importantes do seu negócio e cuidar do crescimento dele como um todo.

Possibilidade de disponibilizar mais meios de pagamentos

Destacamos anteriormente que as empresas especializadas em disponibilizar sistemas de intermediação podem aceitar diferentes formas de pagamento. Além disso, a plataforma é capaz de aceitar diferentes bandeiras de cartão além das usuais, o que abrange um público maior.

A maior variedade ajudará o cliente a se planejar financeiramente antes da compra e, com isso, é possível aumentar as probabilidades de adquirir um produto ou serviço do seu negócio.

Maior segurança

As empresas que oferecem os intermediadores de pagamento online contam com uma equipe capacitada e várias tecnologias antifraude e de segurança de dados. Alguns exemplos são a criptografia avançada dos dados, antivírus, sistemas anti ataque e firewalls.

Além disso, a companhia responsável pela ferramenta oferece suporte ao cliente nos casos de problemas, como o cancelamento das transações, cartões clonados ou roubados etc.

A segurança proporcionada pelo sistema também beneficia o cliente. Caso uma mercadoria comprada não seja recebida, por exemplo, ele pode pedir que o valor pago seja devolvido e o conflito será resolvido.

Como escolher o melhor intermediador?

Realmente não é fácil escolher a melhor plataforma, afinal de contas é necessário levar vários fatores em consideração. Entre eles estão os valores das taxas, o grau de segurança e o nível de comodidade e confiança. A seguir, abordaremos essas questões detalhadamente.

Valores das taxas

Primeiramente, verifique quais são as companhias que oferecem os preços mais em conta do mercado. Algumas delas oferecem a taxa de adesão gratuita. Fique atento também em relação a quantia cobrada nos casos de vendas parceladas. Esses valores não podem ser muito altos a ponto de comprometer boa parte da receita proveniente de vendas na sua empresa.

A melhor maneira de lidar com essa situação e escolher um sistema que apresente uma relação de custo-benefício positivo é fazer muita pesquisa de mercado, verificar todas as plataformas disponíveis e, assim, escapar das armadilhas.

Página de check-out

Muitos intermediadores fazem que o internauta saia da página de check-out da loja e levam para outra totalmente diferente. O problema é que essa mudança pode deixar o cliente desconfiado e, consequentemente, as probabilidades dele abandonar o carrinho aumentam.

Por isso, é importante verificar se o intermediador de pagamento online oferece uma página de check-out personalizada, condizente com segmento e o layout da sua loja. Além disso, o site deve ser seguro e transmitir segurança ao consumidor.

Certifique-se, portanto, se está escolhendo um produto reconhecido. Verifique se a empresa conta com reclamações no Procon ou Reclame Aqui. Em caso negativo, você poderá escolher a plataforma sem maiores preocupações.

Nível de comodidade e confiança

O ideal é que você foque na administração do negócio e deixe a parte financeira por conta da plataforma. Por isso, é fundamental pensar em aspectos que podem assegurar mais comodidade.

Entre eles está a possibilidade do sistema receber pagamento no e-commerce ou no modo offline, se ele disponibiliza diferentes maneiras de pagamento e se aceita diferentes bandeiras de cartão.

Como você pode perceber, o intermediador de pagamento online oferece várias praticidades aos negócios. Entre elas estão a possibilidade de disponibilizar vários tipos de pagamentos, aceitar diferentes bandeiras de cartão, maior segurança e seu fácil uso. Ao considerar essas questões, vale muito a pena investir na aquisição dessa ferramenta.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais? Então entre em contato conosco! Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao assunto.