Você já ouviu falar em gestão financeira multicanais? Também chamada de gestão financeira omnichannel, essa é uma importante forma de gerenciamento ajustada às demandas do mercado atual. Isso porque os clientes compram dos mais diferentes jeitos, usando diferentes canais.

E como fazer para ter uma operação suficientemente robusta para atender a todas essas formas, sem perder o controle das operações? Confira neste artigo alguns dos termos mais fundamentais a respeito da gestão financeira multicanais!

1. Afinal, o que é a gestão financeira multicanais?

O termo “omni” remete às ideias de onipresença e onisciência. Ou seja, estar em todos os lugares simultaneamente, sabendo de tudo o que está acontecendo em cada momento. Claro, isso é um conceito abstrato. Mas, quando usado no contexto corporativo, diz respeito a estar presente em diversos canais, oferecendo várias possibilidades para estabelecer um relacionamento entre sua empresa e os clientes.

Pense, por exemplo, em alguém que está passando pela página de Facebook de uma organização e se interessa por algum produto anunciado. Até pouco tempo atrás, esse anúncio serviria apenas como propaganda, tal qual ocorria com peças publicitárias televisivas. O interessado teria de ir a algum ponto de venda físico para fazer a compra.

Já por meio de uma presença omnichannel, o cliente poderá comprar o item de que gostou diretamente pela rede social em que viu o anúncio, ou por meio do redirecionamento de links. Isso vale para sites na internet, blogs e outros ambientes digitais. Existem inúmeras outras possibilidades, o que inclui ver, gostar e pagar pela internet, mas solicitar a retirada em uma loja da empresa na cidade.

2. Como estruturar essa prática?

Agora, como fazer a gestão financeira de tantas possibilidades? Quando você só tem um PDV e o seu cliente precisa ir até ele para comprar, o caixa fica à disposição e o controle pode ser feito de modo bem simplificado. Mas atuar dessa forma já não atende mais à maioria das pessoas e sua empresa certamente perderia várias vendas. Atuar de modo multicanal é quase que uma obrigação para se manter competitivo.

Visando à maior efetividade nesse processo, a gestão financeira multicanais é uma maneira de integrar questões relativas às vendas, faturamento e recebimento das atividades comerciais nessa nova realidade de multiplicidade de possibilidades de relacionamento entre empresa e clientes.

Assim, precisa ser feita de uma forma em que a área de finanças esteja, de fato, atuando como parceira e participante ativa nos processos de venda, em conjunto com os demais setores envolvidos, como o comercial e o marketing. O financeiro tem a função de dar todo o suporte na definição de preços, na disponibilização dos meios de pagamento e as garantias necessárias para promoções e vendas a prazo.

3. Quais são os benefícios dessa estruturação?

Quando falamos de multicanais, não é possível continuar trabalhando com aquela visão antiquada de negócios em que cada departamento da empresa cumpre apenas com suas obrigações, sem que haja uma integração genuína entre as áreas. Ao fazê-la, sua empresa poderá observar diversas vantagens, tais como:

Informações mais confiáveis

Sem dúvidas, uma das maiores complicações para fazer ao oferecer opções de vendas variadas é que a empresa passa a ter que lidar com dados gerados em um número de fontes muito grande, em sistemas que não necessariamente usam as mesmas bases.

Então, quando realizada de modo integrado, a gestão financeira multicanais dá à empresa uma maior confiabilidade na apuração e controle dessas informações, gerando menos erros e fazendo com que seja possível ter ciência da realidade das finanças do negócio de modo mais exato.

Processos financeiros otimizados

A gestão financeira multicanais permite que as empresas consigam um alinhamento entre seus objetivos estratégicos e a realidade de suas finanças. Quando você faz a estruturação dessas práticas, por consequência, melhoram outros processos interligados, como a questão fiscal, a inteligência de precificação, os níveis de estoque e as decisões em geral.

Melhora também a questão do fluxo de caixa e das reservas disponíveis. Isso porque, ao investir na gestão financeira omnichannel, sua empresa passa a ter mais conhecimento e controle sobre aspectos importantes como a gestão das vendas, inadimplência, fatores que influenciam as compras etc.

Custos reduzidos

Outra vantagem importante é relativa à redução dos custos. Com a gestão financeira multicanais feita de forma integrada, a empresa passa a ter mais controle a respeito de tudo o que se gasta nas mais diversas áreas envolvidas nos processos de venda.

Por meio da análise do contexto amplo, é possível identificar e eliminar custos com desperdícios e ações de baixo impacto, fazendo com que a empresa possa investir apenas naquilo que realmente agrega valor ao negócio.

Capilaridade no atendimento aos clientes

Quando você consegue estruturar uma gestão que permita estar junto aos seus clientes nos mais diversos canais, você passa a comercializar seus produtos e serviços para públicos que, muito provavelmente, sua empresa não conseguiria atender adotando uma lógica tradicional.

Além de conseguir estar presente em pontos cada vez mais distantes, as vendas multicanais reduzem o chamado custo de aquisição de clientes e aumentam a taxa de conversão, que diz respeito à relação entre pessoas interessadas x pessoas que realmente compraram.

De posse de todos esses dados, há também a possibilidade de ajustar melhor a demanda que a empresa tem. Se você vende mais por determinado meio ou em uma certa região, consegue estruturar uma operação financeira que viabilize maximizar os lucros nesse sentido, sem comprometer a longevidade do negócio.

4. Quais são os cuidados ao adotar esse tipo de gestão?

Alguns pontos de atenção precisam ser levados em consideração ao se adotar uma estratégia omnichannel. Um dos principais é, sem dúvidas, o investimento em tecnologia. Estamos falando de múltiplas formas de relacionamento com os clientes, em grande parte, utilizando meios digitais.

Sem que seja feito um investimento em sistemas — por exemplo, um para emitir boletos e realizar cobranças inteligentes —, certamente, sua empresa terá inúmeras dificuldades ao longo do processo.

É importante também trabalhar no sentido de que a cultura do negócio esteja alinhada a essa estratégia. Caso seus colaboradores não sejam treinados para se adaptar a essa nova realidade, e se seguirem pensando e agindo como se os processos fossem ainda os tradicionais, há uma probabilidade grande de que os clientes percam o interesse em seus produtos e serviços.

A gestão financeira multicanais é uma prática absolutamente imprescindível para os negócios de sucesso no mundo atual. Implementar essa estratégia aumenta as possibilidades de atender um número maior de clientes e torna seu empreendimento ainda mais competitivo!

Quais suas opiniões a respeito da gestão financeira omnichannel Compartilhe conosco sua visão aqui nos comentários!