A cultura organizacional é um dos fatores mais importantes que contribuem para o sucesso dos empreendimentos. Ela é expressada pela forma como a empresa trata os negócios, funcionários e clientes. Trata-se de um conjunto de hábitos e crenças estabelecidas por meio da convenção de valores, normas e princípios organizacionais.

Realmente isso é muito importante, não é mesmo? As empresas com uma cultura organizacional forte conseguem deixar os funcionários mais motivados e dispostos a trabalhar ao máximo pelo crescimento do negócio. Além disso, os clientes tendem a se identificar com o propósito da companhia, aumentando as chances de as pessoas comprarem produtos ou serviços da empresa.

Agora, você deve estar se perguntando: como implementar essa prática nas empresas? Continue lendo o artigo, pois nele forneceremos dicas de como usar os exemplos das grandes companhias e aplicar esses princípios no seu negócio. Vamos lá?

Valorizar a inovação

Sem dúvida alguma, uma das principais lições das grandes empresas é a capacidade de inovar. Nesse sentido, essas companhias procuram valorizar ao máximo os processos inovadores. Isso porque essa prática favorecerá o desenvolvimento de novos produtos ou serviços diferenciados no mercado.

Um dos exemplos disso é a China In Box. Robson Shiva, seu fundador, desde o começo procurou inovar. Ele era um dentista que, em vez de abrir uma clínica odontológica, montou o primeiro delivery do Brasil de comida chinesa na caixa. A empresa iniciou na cidade de Maringá, no Estado do Paraná.

Outro grande case foi a Gillette. King Camp Gillette, fundador da companhia, chegou à conclusão que para fazer a barba era preciso apenas usar a extremidade de uma lâmina de aço. A partir disso, a empresa foi criada em 1901 e dois anos depois começou a realizar produção em série. Com esse novo produto da empresa, os homens puderam fazer a barba em casa.

Motivar os funcionários

Outro segredo das grandes empresas é que elas procuram motivar constantemente os funcionários. Lembre-se que os colaboradores são um dos principais ativos dos negócios, pois eles serão responsáveis por executar as tarefas que levarão a sua empresa a se destacar no mercado.

Entre algumas funções importantes estão o atendimento ao cliente, a administração das finanças, os processos da área de tecnologia da empresa, o desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas etc. Eles também podem gerar ideias novas e originais com a intenção de ajudar o seu empreendimento a crescer.

Por isso, é fundamental motivar os colaboradores. Dessa forma, eles estarão dispostos a render e ajudar a sua empresa ao máximo. Agora, como motivá-los? Isso pode ser feito oferecendo um salário justo e benefícios (vale-alimentação e vale-transporte, por exemplo) compatíveis com o mercado, definição de um plano de carreira, comissões ou bônus para quem alcançar as metas, além de treinamentos, iniciativas de integração, dentre outros.

Relacionamento com os clientes

Em muitas situações, o que diferencia as empresas de sucesso daquelas que lutam para se manter no mercado é a cultura de procurar construir um relacionamento sólido e duradouro com os consumidores.

Isso não significa, porém, entrar em contato com os clientes somente para informar sobre as promoções. É muito importante conhecer o público detalhadamente e entender as principais necessidades e expectativas dele.

A partir desse conhecimento, é possível oferecer um atendimento de maneira personalizada e de melhor qualidade ao cliente, trabalhar com campanhas de marketing segmentadas (seja por região, faixa etária, gênero, fatores comportamentais etc), de acordo com as preferências de cada pessoa.

Nem é preciso discutir muito sobre a importância de oferecer um bom atendimento. Afinal de contas, ele ajudará a passar uma boa imagem da sua empresa e aumentará as chances de os clientes voltarem a comprar do seu negócio.

A segmentação das campanhas de marketing tem uma função muito importante no desenvolvimento do relacionamento com os consumidores. Ela ajuda a mensagem da sua empresa a chegar às pessoas certas e no momento adequado. Com isso, mais indivíduos conhecerão e poderão se identificar com o seu negócio, contribuindo para o aumento da cartela de clientes da companhia.

Conquistar a confiança das pessoas

Não há dúvidas de que a confiança é a base de qualquer relacionamento. Essa realidade não é diferente na relação com as pessoas. Muitos clientes já passaram por várias situações desagradáveis causadas por empresas que não cumpriram com a missão de servir e fornecer o melhor suporte ou serviço possível ao seu consumidor.

Mesmo as marcas famosas e consolidadas no mercado estão sujeitas a diversas reclamações ou a responder a processos na Justiça. Nesse cenário, como construir esse vínculo de amizade? Primeiramente, busque a excelência no atendimento. Cultive a ideia de que a sua equipe precisa estar sempre disponível com a intenção de ajudar e encantar o cliente.

Realmente esse desafio exige um grande empenho de todos dentro da organização e isso acaba também demandando tempo. Não adianta nada dizer a uma pessoa que pode confiar em você. É necessário prestar um bom serviço, atender bem as pessoas e criar condições para que, aos poucos, elas possam se tornar seguidoras e verdadeiras defensoras da sua marca.

Cultivar parcerias

Outra lição importante a ser tirada é o desenvolvimento de parcerias. Elas ajudam a expandir os negócios e chegar a outros mercados. Um grande case nesse sentido foi a Natura. A empresa de cosméticos brasileira começou com uma fábrica pequena em São Paulo. Tinha apenas sete funcionários e um fusca como veículo de transporte.

Luís Seabra, um dos fundadores da Natura, percebeu o potencial de crescimento do negócio e conseguiu mais dois sócios: Guilherme Leal e Pedro Passos. A partir disso, a empresa teve mais capital para investir, cresceu muito e passou a atuar em vários estados do país.

Fale da sua marca resumidamente

Procure resumir ao máximo e de forma eficiente e o que a sua empresa faz. Fale em no máximo cinco minutos sobre os produtos e serviços desenvolvidos pelo negócio. Essa simples estratégia ajudará a reforçar a identidade da sua marca, contribuindo para aumentar a identificação por parte dos funcionários, fornecedores e clientes.

O desenvolvimento de uma cultura organizacional é um dos principais fatores de sucesso das grandes empresas. Os propósitos não são praticados de uma hora para outra, porém eles podem ser implementados aos poucos na companhia. A convenção de valores, assim como a definição da missão e da visão, ajudarão o seu negócio a gerar uma imagem positiva por parte dos clientes, funcionários e fornecedores.

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