As ferramentas de produtividade têm várias utilidades no cotidiano das empresas e das pessoas. Elas oferecem mais organização aos procedimentos que são realizados de forma corriqueira, proporcionam uma melhor comunicação entre os funcionários e facilitam a realização de mais tarefas em menos tempo.

Devido às novas demandas do mercado — cada vez mais indivíduos prestam serviços e atuam como freelancers —, várias pessoas procuram melhorar a produtividade no dia a dia para se destacar na sua área de atuação.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post apresentaremos as principais ferramentas de produtividade e explicaremos quais são as principais utilidades de cada uma. Acompanhe!

1. Trello

Trata-se de uma ferramenta voltada ao gerenciamento de projetos. O Trello é um software intuitivo e ajuda você a dividir as atividades em blocos. Por meio dele é possível marcar as tarefas que estão sendo feitas, os compromissos que ainda precisam ser realizados e os que já foram executados.

A ferramenta ainda permite que você faça comentários, anexe imagens ou arquivos e veja o histórico de cada tarefa.

O Trello conta com funcionalidades que ajudam as pessoas a trabalhar em equipe. A plataforma possibilita que as tarefas sejam compartilhadas com qualquer colaborador que tenha cadastro nela. Dessa forma, pode-se marcar um profissional e consequentemente todos ficam sabendo do que está acontecendo.

Todas essas funções fazem parte do plano gratuito. Com o plano pago da plataforma você consegue armazenar mais informações (de 10MB para 250MB) e integrá-las com o Google Drive e o Slack.

2. Google Drive

Qualquer pessoa que usa a internet e tem uma conta no Gmail consegue ter acesso ao Google Drive. Trata-se de uma ferramenta completa e que permite armazenamento de textos, planilhas, apresentações, desenhos e formulários na nuvem.

Dessa forma, não é necessário ter um espaço físico para guardar documentos — e isso ajuda você a economizar papel e dinheiro com impressão.

Vale lembrar que a plataforma é gratuita, e não é necessário instalar programas no seu computador ou pagar licença de uso. A ferramenta é útil também para o trabalho em equipe, já que você pode compartilhar os documentos com o time e todos os seus colegas podem fazer comentários ou editar os documentos ao mesmo tempo.

3. Slack

A plataforma possibilita a criação de diferentes canais para cada assunto — eles são como uma espécie de grupos de discussão no Facebook e permitem a interação de maneira rápida e objetiva.

O Slack tem a vantagem de possibilitar a visualização de arquivos do Google Drive, Dropbox ou um vídeo do YouTube sem sair do aplicativo. A ferramenta permite o upload de arquivos com até 1GB. Você pode ainda armazenar até 5GB de informações no plano gratuito.

4. Wunderlist

A ferramenta auxilia as pessoas a colocarem suas tarefas em dia. Por meio do Wunderlist é possível criar listas, e elas são úteis para acabar com os esquecimentos que são comuns no nosso dia a dia.

Aproveite também a plataforma e faça listas por grupos ou atividades parecidas, porque elas estarão no mesmo lugar.

O aplicativo ainda tem a praticidade de permitir a programação de tarefas, a definição de uma data de entrega para cada uma e a criação de lembretes com o objetivo de não perder nenhum compromisso.

5. RescueTime

Esse aplicativo ajudará você a se policiar em relação às possíveis distrações diárias e, consequentemente, a melhorar a sua produtividade.

Por meio da ferramenta é possível controlar metas, além de verificar qual foi o tempo gasto na leitura de e-mails, vendo as mídias sociais, os aplicativos, sites, entre outros. Dessa maneira, no fim do dia verifica-se quanto tempo poderia ter sido mais produtivo.

O RescueTime ainda conta com a função chamada “Focado”. Por meio dela você lista todos os endereços improdutivos e a ferramenta bloqueia todos eles por um período determinado.

6. ReCB

Trata-se de uma plataforma de gestão de pagamentos e de contas a receber das empresas. O ReCB fornece uma central intuitiva e segura de gestão de contas via boleto completa, intuitiva e segura.

A ferramenta facilita bastante as empresas que fazem pagamentos ou recebem contas via boleto. Por meio dela é possível configurar os termos como multas, juros ou outras instruções no documento.

Você consegue abrir a conta de maneira imediata e gratuita. A cobrança para usar a plataforma só é feita quando o cliente faz o pagamento do boleto, que é disponibilizado no sistema em um dia útil.

7. Evernote

A ferramenta funciona como se fosse um bloco de notas. Sabemos que para ter um bom desempenho no trabalho inicialmente é necessário fazer anotações e salvar sites importantes. Essas informações são de fácil acesso e é possível consultá-las no computador, no tablet ou no celular.

O Evernote também permite o compartilhamento de alguns itens com outras pessoas — inclusive os seus colegas de trabalho.

O programa tem disponibilizado novas funcionalidades. Atualmente, ele oferece a praticidade de criar notas e lembretes em áudio, além de possibilitar a organização de arquivos e fotos em apenas um lugar. Você também pode capturar ou tirar fotos da tela de publicações na internet — como artigos, imagens, arquivos em PDF e receitas — e armazená-las onde quiser.

Vale ressaltar ainda que o aplicativo é totalmente gratuito e pode ser instalado em diversos dispositivos — como tablets ou smartphones. As funcionalidades do programa ajudam as pessoas a não esquecerem compromissos e tarefas importantes, o que contribui para a melhoria da produtividade e da eficiência no trabalho.

As ferramentas de produtividade contam com vários recursos que facilitam a vida das pessoas no trabalho.

Elas permitem, por exemplo, a organização de tarefas, a criação de lembretes para lembrar de compromissos e possibilitam o compartilhamento de documentos entre os membros da equipe. Fica viável, portanto, fazer mais tarefas em menos tempo, de maneira saudável — e entregando todos os compromissos no prazo certo.

Gostou de saber mais sobre as ferramentas de produtividade? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.