Obter sucesso em um empreendimento não é tarefa fácil. Uma pesquisa do Sebrae mostra que mais de 20% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de vida no Brasil. Para evitar que isso aconteça com seu negócio, disciplina e controle são fundamentais.

É comum que os empresários coloquem muita atenção na produção da empresa e negligenciem a gestão financeira, mas esse é um equívoco que pode custar bem caro. Assim, preparamos este artigo para mostrar algumas medidas, como a automação de processos, que podem melhorar sua gestão financeira e ser determinantes para o sucesso da empresa. Acompanhe!

Pratique a cobrança recorrente

A cobrança recorrente é um modelo parecido com os planos de assinatura. A empresa disponibiliza o acesso a determinados produtos ou serviços e o cliente paga uma taxa recorrente (mensal ou anual, por exemplo) para ter acesso a eles.

Esse modelo gera diversas vantagens para o negócio. Uma delas é a previsibilidade de fluxo de caixa, uma vez que o empresário consegue saber qual a receita prevista para os próximos meses. Além disso, reduz custos operacionais, já que um sistema automatizado elimina a necessidade de repetir esse processo a cada cobrança.

Faça um planejamento estratégico

É comum, especialmente entre as empresas pequenas, negligenciar a elaboração de um planejamento estratégico. Muitos empresários consideram-no uma “perda de tempo” e preferem focar na operação da companhia.

O problema é que, sem um planejamento cuidadoso, a empresa fica totalmente à mercê dos movimentos do mercado, sem saber onde quer chegar. E nós sabemos o que acontece com navios à deriva, não é mesmo?

Se você não tiver um planejamento estratégico, corre o risco de tomar decisões erráticas, que levem seu negócio cada hora para uma direção diferente. Além disso, não conseguirá passar para sua equipe o sentido de propósito que levaria todos a atuarem para atingir o mesmo objetivo.

Assim, para começar, é muito importante saber em que posição sua empresa está, onde quer chegar e como vai fazer para chegar lá.

Controle os custos de perto

Cada real que sai do caixa da sua empresa precisa ser analisado com cuidado. Não há aumento de receita que dê conta de custos fora de controle. Mesmo que o faturamento da sua empresa esteja crescendo consistentemente, se os custos subirem tanto quanto ou mais do que a receita, o lucro será impactado.

Assim, avalie constantemente cada custo e despesa: matéria-prima, mão de obra, gastos com salários, despesas com marketing, aluguel, tarifas bancárias etc. Cheque se existem formas de reduzir os gastos, seja buscando novos fornecedores, renegociando aluguel ou enxugando a folha de pagamento.

Faça a conciliação dos recebíveis

Os cartões de crédito e débito costumam estar entre as principais formas de pagamento — se não for a principal — aceitas pelas empresas. Isso exige, porém, um controle rígido dos prazos, parcelas, taxas e de todos os processos relacionados ao adquirente.

A conciliação de recebíveis é justamente esse controle: saber quais são os pagamentos que sua empresa deve fazer e o que tem para receber — e quando — relativo às operações com cartão.

Assim é possível acompanhar se as contas da operadora do cartão estão corretas e se todos os pagamentos estão sendo feitos como deveriam.

Automatize os processos

Esta é, provavelmente, uma das recomendações mais importantes para melhorar a gestão financeira da sua empresa. A possibilidade de automatizar processos é uma grande vantagem que a tecnologia proporcionou ao mundo empresarial.

Praticamente toda tarefa recorrente e repetitiva pode ser automatizada: questões operacionais de RH, como folha de pagamento, controle de ponto, férias; controle de fluxo de caixa; controle de estoque etc.

Isso permite liberar reduzir custos com mão de obra e, ao mesmo tempo, liberar a sua equipe para ter uma atuação mais estratégica, voltada para o crescimento e o aumento da lucratividade da empresa.

Ademais, minimiza a possibilidade de falhas humanas que podem custar caro às empresas, como no caso do cálculo errado de um imposto ou de falha na entrega da mercadoria ao cliente.

Controle o capital de giro

Entender como funciona a sazonalidade da sua empresa é fundamental para fazer um bom controle do capital de giro. Essa é uma questão essencial para a saúde da sua empresa.

O capital de giro é o valor que a empresa tem para garantir sua operação, ou seja, para custear e manter suas despesas operacionais. É, portanto, uma reserva financeira de renovação rápida, com recursos que se concentram nas contas a receber, no estoque, no caixa ou na conta-corrente.

Um mau planejamento desses recursos pode, por um lado, fazer com que falte dinheiro para honrar os compromissos e manter a operação da empresa, levando a um endividamento caro ou, em última instância, à falência.

Por outro lado, uma sobra excessiva de dinheiro alocado no capital de giro também é prejudicial à empresa, uma vez que esse valor poderia ser usado na melhoria ou na expansão do negócio ou investido no mercado financeiro, rendendo juros.

Adote um sistema especializado

A gestão financeira de uma empresa costuma envolver um volume muito grande de dados e de variáveis. Por isso, é importante adotar um sistema especializado para administrar as finanças empresariais.

Além dos benefícios já citados em relação à automação de processos, os softwares de gestão financeira permitem extrair dados e gerar relatórios que vão ajudar você a melhorar o desempenho do seu negócio e auxiliar nas tomadas de decisão.

Neste artigo, vimos a importância da gestão financeira para a saúde da empresa e como a automação de processos pode ajudar em diferentes frentes. O mais importante é ter em mente que é preciso não apenas cuidar da produção da sua empresa, mas também ser um administrador de fato para seu negócio e, obviamente, as finanças não podem jamais ser negligenciadas.

Nesse sentido, uma empresa de cobrança ajuda seu negócio a manter a inadimplência sob controle, com processos bem definidos para isso. Ao mesmo tempo, não sobrecarrega sua equipe com mais uma atividade. Se você quiser saber mais, entre em contato com a ReCB e conheça nossas soluções!