Você já deve ter lido várias vezes que o mundo está cada vez mais complexo e o ambiente para as empresas, mais competitivo. E há uma boa razão para isso: é porque é verdade!

Existem mais empresas, mais conhecimento sobre gestão de negócios, mais tecnologia e um ambiente de permanente inovação. Assim, quem “perde o bonde” corre o risco de fechar as portas rapidamente.

Nesse sentido, uma das principais perguntas que os gestores fazem para manter um negócio bem-sucedido é: “como aumentar a produtividade da equipe?”. A seguir, apresentamos 8 dicas simples de como melhorar a eficiência da sua equipe. Confira!

1. Valorize a comunicação interna

Nunca é demais lembrar: se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. O problema é que com essa ideia cada colaborador toma um rumo diferente e, consequentemente, a empresa não chega a lugar nenhum!

Para não cair nessa, uma solução é ter uma boa comunicação interna, que poderá garantir que todos saibam qual é a cultura da organização, quais são as metas e o que está sendo feito para atingi-las.

Isso deve ocorrer tanto pelos canais institucionais, como intranet e e-mail, quanto de forma mais específica, ou seja, na comunicação do gestor com a equipe.

2. Estabeleça metas mensuráveis e realistas

Como explicamos, cada um precisa saber exatamente o que se espera dele. O estabelecimento de metas ajuda a garantir o tratamento justo e objetivo aos colaboradores. Por isso, os propósitos precisam ser mensuráveis e realistas!

É importante também mostrar como as metas individuais, quando colocadas em conjunto, podem contribuir para atingir os objetivos da organização como um todo. Dessa forma, sua equipe saberá a importância do seu trabalho, aumentando o sentimento de pertencimento.

3. Dê feedbacks e reconheça o bom desempenho

O feedback é o momento que o colaborador tem para avaliar, junto com o gestor, como tem sido a sua atuação na empresa, o que está indo bem e o que deve ser melhorado.

É fundamental que você seja acolhedor, mas, ao mesmo tempo, honesto. É uma ótima ferramenta para sinalizar o caminho que deve ser percorrido para que o funcionário se desenvolva, assim como ajustar atitudes e posturas. Por isso, a transparência e a coerência são essenciais para que o funcionário entenda o que se espera dele.

Além disso, reconhecer o bom desempenho é uma maneira de manter as pessoas motivadas. Assim, quem se dedicou mais e alcançou os melhores resultados deve ser recompensado de alguma forma.

4. Ajude a equipe a se organizar e a manter o foco

Se existe um problema característico da época em que vivemos, dominado por toda sorte da tecnologia, é a gestão do tempo. Somos bombardeados o tempo todo com ofertas tentadoras que alimentam a procrastinação e nos tiram do foco.

Como gestor, é importante que você ajude sua equipe a manter a organização e a concentração. Há inúmeras maneiras de fazer isso: uma delas é usar um programa em que os colaboradores informam o andamento dos projetos nos quais estão inseridos.

Também pode ser feito de forma presencial, em uma reunião periódica para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. O ideal é que haja uma combinação dos dois.

Os softwares de gestão de equipe permitem que você consiga sempre saber como estão os projetos e possa agir com mais rapidez. Isso também torna a reunião mais produtiva, já que, em vez de passar detalhadamente o status de cada atividade, um espaço é aberto as discussões em equipe de como resolver os problemas e avançar com o trabalho.

5. Tenha processos bem estruturados 

Já aconteceu de um funcionário com muito tempo de casa deixar a empresa e levar consigo todo o conhecimento que tinha? É inevitável que os colaboradores mais antigos acumulem experiência e conheçam muito bem todas as particularidades da organização. Na verdade, isso é desejável e deve ser valorizado!

No entanto, a empresa não pode ficar na mão das pessoas. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter processos bem estruturados e documentados. Assim, a companhia consegue manter seus padrões independentemente de quem estiver exercendo aquela função.

6. Automatize processos

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para as empresas. O maior deles é, provavelmente, a possibilidade de automatizar processos. Se existem tarefas operacionais e recorrentes no seu negócio, pode ter certeza de que há uma maneira de automatizá-las, total ou parcialmente.

O principal benefício disso é que você libera a sua equipe para ter uma atuação mais estratégica. Em vez de realizar uma atividade operacional, o colaborador atuará para melhorar os resultados.

Outro ponto importante é que os sistemas que automatizam tarefas conseguem fornecer inúmeros dados sobre aquela atividade, que servem como insumo para tomar decisões que aumentem ainda mais a produtividade da companhia.

7. Estimule hábitos saudáveis

Nunca se esqueça de que toda empresa é formada por pessoas. E todo ser humano é uma combinação complexa do corpo e da mente. Para que um funcione bem, o outro também precisa estar em ordem.

Em vista disso, estimule os seus colaboradores a adotarem um estilo de vida saudável. Se o seu negócio tem uma lanchonete ou refeitório, privilegie boas opções de alimentação. Também é possível firmar convênios com academias, oferecendo descontos para os colaboradores ou estabelecendo um horário de ginástica laboral ou, ainda, adotando um programa de medicina preventiva.

Além de aumentar a produtividade de quem está trabalhando, diminui as faltas relacionadas a problemas de saúde.

8. Avalie e ajuste periodicamente

Não existe “pronto” no mundo empresarial. Ao implementar um sistema, um processo ou qualquer mudança na empresa, é preciso acompanhar de perto como isso está funcionando.

Nesse sentido, estabeleça métricas que devem ser monitoradas, reavalie periodicamente as implantações e faça os ajustes necessários para obter melhorias constantes. Isso é válido tanto para sistemas automatizados quanto para a atuação dos colaboradores.

Como você pôde ver, existem medidas simples de como aumentar a produtividade da equipe. A maioria delas não requer grandes investimentos, demandando, principalmente, uma gestão cuidadosa, planejada e consciente.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da equipe, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades!